segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PRESIDENTE DEPOSTO DE HONDURAS, MANOEL ZELAYA, VOLTA A CAPITAL DO PAÍS E ESTÁ NA AMBAIXADA BRASILEIRA.

Às vésperas do início da Sexagésima Quarta Assembléia Geral da ONU, o chanceler brasileiro Celso Amorim confirmou que o presidente Hondurenho deposto Manoel Zelaya está hopedado na Embaixada do Brasil naquele país.

Em entrevista a jornalistas em Nova York, Amorim disse que falou por telefone com Zelaya. De acordo com o ministro, Zelaya foi à embaixada por meios próprios e sem armas.

Amorim, afirmou que o governo Brasileiro não teve participação no planejamento de Zelaya para chegar a capital do país e diz que não teme pela segurança da Embaixada Brasileira. O Ministro diz também que espera o apoio da Organização dos Estados Americanos e de outros países.

Para Amorim, a volta de Zelaya a Honduras pode ajudar nas negociações para encerrar a crise política do país. Desde 28 de junho, através de um golpe militar, Zelaya foi afastado do poder e assumiu o país o presidente do Congresso, Roberto Micheletti.

Amorim diz que o governo brasileiro espera resolver a situação através do diálogo e que o Presidente Lula deve aproveitar a vinda à Nova York para buscar apoio na questão de Honduras.

Ana Luísa Médici, NY

Nenhum comentário: