terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BEN ABRAHAN - A HISTÓRIA DE UM SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO


Foram 6 anos em campos de concentração. A adolescência inteira presenciando e vivendo as atrocidades cometidas contra o povo Judeu. Ben Abraham que hoje está com 85 anos, foi liberto das garras dos nazistas aos 20 anos de idade. Autor de mais de 15 livros, entre eles “E o Mundo Silenciou”, Abraham conta suas experiências e diz que o que o salvou foi a esperança.

No dia mundial do Holocausto, 27/01 conversei com Abraham e me emocionei com a história de vida de um sobrevivente...

foto: Ben Abrahan e Ana Luísa Médici

Ana Luisa: Qual a importância do dia mundial do Holocausto?
Ben: É muito importante para se lembrar o que aconteceu, para se aprender com o passado como viver no presente e enfrentar o futuro, para não permitir que as mesmas atrocidades e injustiças se repitam para qualquer pessoa por causa de sua origem, religião ou seu povo.

Ana Luisa: O Sr. Foi para o campo de concentração com quantos anos? E quais as lembranças dessa época?
Ben : Eu fui encarcerado aos 14 anos e fui libertado aos 20. As lembranças são muito tristes, presenciei enforcamento em massa, fuzilamentos, torturas e fui torturado. Você não pode imaginar todas as coisas ruins que aconteceram nessa época. Pessoas na frente das câmaras de gás...despidas...do chaminé do crematório de Auchwitz jorrando fumaça junto com fogo. Eu sentia nas minhas narinas o cheiro de carne queimada...Passei tudo isso, preso, cercado por arame farpado eletrificado. À noite, quando saíamos, víamos muito gente se jogar em cima da cerca, se suicidar por que não agüentavam mais a vida no campo. E eu estou aqui...para contar...para lembrar.

Ana Luisa: O Sr. Tinha esperança de sobreviver?
Ben: Se eu não tivesse esperança de sobreviver à guerra, uma meta que eu mesmo fiz: a de contar tudo depois que acabasse a guerra. Eu só sobrevivi por isso! No Campo, quando uma pessoa perdia a esperança, ela morria.

Ana Luisa: Como foi a recuperação depois que o Sr. Saiu do Campo?
Ben: Quando fui libertado eu pesava 28 kg, estava com tuberculose dupla, desinteria com sangue e sobrevive...e estou aqui com vocês.

Ana Luisa: Por que o Sr. Escolheu o Brasil?
Ben: Porque quando criança eu ouvia conversas de meu pai com seus amigos, dizendo que gostaria de vir ao Brasil. Ele dizia que o tio dele escrevia dizendo que era um país bom, com povo tolerante...meu pai dizia que gostaria de vir ao Brasil e depois da Guerra me lembrei dessas palavras e escolhi o Brasil. Hoje, sou cidadão honorário.

Ana Luisa: O que fica para nós da história da Segunda Guerra Mundial. O que o Sr. Vê para o futuro?
Ben: Eu acho que a humanidade não aprendeu nada. Depois da Segunda Guerra, muitas outras continuaram a existir e milhares de pessoas continuaram a sofrer.

Ana Luisa: Uma coisa que eu sempre me perguntei e gostaria de saber se o Sr. Já se perguntou sobre isso. Um povo como o Alemão tão civilizado...Como pode ter se deixado levar por uma pessoa como Adolf Hitler ? O Sr. Já se perguntou sobre isso?
Ben: Eu tenho pensado... que se um tal Hitler, um homem que surgiu do nada, conseguiu transformar um povo tão civilizado como o alemão...o que pode acontecer com qualquer outro povo se surgisse outro tirano? Eu espero que as atrocidades feitas contra os Judeus não voltem a acontecer com nenhum outro povo...

A HISTÓRIA
Sob a doutrina do terceiro Reich imposta por Adolf Hitler, cerca de sete milhões e quinhentas mil pessoas perderam a dignidade e a vida em campos de concentração. O Nazismo visou principalmente os Judeus, mas não poupou também ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais. Estima-se que seis milhões de Judeus tenham morrido na segunda guerra mundial, o que representava 60 % da população judaica na Europa.
Holocausto em Hebraico significa destruição, catástrofe, ruína. Foi assim que os Judeus denominaram a perseguição em massa feita pelos nazistas de Hitler contra seu povo.
E para homenagear às vitimas do holocausto, as Nações Unidas instituíram o dia 27 de janeiro como Dia Mundial da Lembrança do Holocausto – foi nessa data, em 1945 que os soviéticos liberaram o amis famoso campo de concentração do Mundo, o de Auschwitz, na Polônia.